sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Decidir a tempo & Decidir com Sabedoria! O que fazer? Ansiedade? E os pais?

Decida a tempo!
Quem nunca ouviu?
DECIDIR
(lat decidere) vtd, vti e vpr 1 Deliberar, determinar(-se), resolver(-se): A assembleia decidiu o que devia ser feito. "Cada povo decidirá da forma por que há de se defender" (Rui Barbosa). Decidiram-se afinal. Decidiu-se o juiz a deferir o requerimento. vti e vint 2 Emitir juízo; sentenciar: V. Exª decidirá com os árbitros. V. Exª é quem decide. Não queirais decidir naquilo que não entendeis. O juiz decidirá entre ambos. vtd 3 Dar como decisão: O tribunal decidiu condenar o réu. vtd 4 Explicar, resolver: O tempo decidirá essa questão. vtd e vti 5 Julgar, sentenciar: Decidir um pleito. O presidente decidirá do que lhe propõe V Exª. vtd 6 Ser causa imediata de: A morte do esposo decidiu a sua entrada para o convento. vpr 7 Inclinar-se a favor de ou contra: Decida-se por uma ou pela outra.

O mundo hoje cobra de nós decisões rápidas. É o professor que quer a resposta na ponta da língua. É o chefe que quer a planilha pronta em uma hora ou menos. São alguns pais que cobram dos filhos uma maturidade que, talvez, o cérebro ainda não está preparado para tal feito. Entre tantas outras coisas. É muito bom quando tomamos decisões rápidas. Uma das coisas que me deixa muto feliz é quando eu vejo um adolescente já com um foco. Um adolescente que faz curso de inglês com foco de se formar. Um adolescente que já vem estudando para passar em algum colégio grande e de qualidade. Um adolescente que já vem se preparando para passar em uma faculdade de excelência. Eu acho isto fantástico, até porque eu não tive esta maturidade e maturação. Quando eu era adolescente, eu estudava, sim, e muito. Mas era aquela coisa para passar. Eu lembro que meu pai falava para eu me preparar para a EPCAR ou Colégio Naval, mas eu tinha medo de ficar em outro lugar longe deles. Eu preferi ir à FAETEC e fazer curso de Contabilidade (não desmerecendo). - Esta escolha me trouxe mais prejuízos ou benefícios? Não vou me expor aqui respondendo a esta pergunta. - Isto não é ser criança, como a maioria das pessoas pensa. Isto se refere ao que na Psicologia chama de Maturação. Não confunda Maturidade com Maturação!

MATURAÇÃO
"É o que torna possível determinado padrão de comportamento. A alfabetização, por exemplo, depende dessa maturação. Para segurar o lápis e manejá-lo como nós, é necessário um desenvolvimento neurológico que a criança de 2, 3 anos não tem. Observe como ela segura o lápis."
[Livro 'Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia' - Autores: Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado e Maria de Lourdes Trassi Teixeira]

MATURIDADE
sf (lat maturitate1 O mesmo que madureza. 2 Idade madura. 3 Perfeição.M. social, Sociol: grau em que as atitudes, a socialização e a estabilidade afetiva de um indivíduo refletem, como característica normal do homem adulto, um estado de adaptação ou ajustamento ao seu próprio meio.

Mas é claro que os responsáveis podem dar aquela ajuda. Se você analisa que seu filho não tem crescido, não tem adquirido conhecimento, é para se preocupar, obviamente. Pode ser além de 'Maturidade' e 'Maturação'. Mas esta parte é Medicina e disto eu não entendo nada. Atenção, pais! Aliás, o papel dos pais é fundamental para o crescimento de sua prole. O papel dos pais é fundamental em todos os sentidos. Todos nós precisamos de um mediador para podermos passar daquilo que já sabemos para o que temos potencial de aprender. Precisamos de um mediador para adquirir conhecimento, sabedoria, discernimento e maturidade. Infelizmente, temos visto uma sociedade que pensa que a solução é jogar literalmente os filhos na escola e colocar a responsabilidade nos professores (que também têm suas responsabilidades como mediadores, mas bem diferentes da dos responsáveis).


SABEDORIA
sf (sabedor+ia11 Qualidade de sabedor; erudição. 2 Grande soma de conhecimentos. 3 Conhecimentos filosóficos e científicos. 4 Totalidade dos conhecimentos adquiridos. 5 Aplicação inteligente dos conhecimentos. 6 Caráter do que é dito ou pensado sabiamente. 7 Conduta orientada de acordo com o conhecimento daquilo que é verdadeiro e justo. 8 Grande circunspeção e prudência; juízo, bom senso, razão, retidão. 9 Discernimento adquirido pelas experiências de uma longa vida: A sabedoria dos anciões. 10 TeolConhecimento inspirado das coisas divinas e humanas. Antôn (acepção 1):ignorância. S. da carne, Teol: V sabedoria do mundo. S. do mundo, Teol:a razão humana considerada como errônea e impotente. S. do século: o mesmo que sabedoria do mundo. S. encarnada, Teol: o Verbo unido à humanidade.S. eterna, Teol: V sabedoria incriada. S. humana, Teol: o mesmo quesabedoria do mundo. S. incriada, Teol: a segunda pessoa da Trindade, o Verbo. S.-legítima: planta cariofilácea (Saponaria officinalis).

DISCERNIMENTO
sm (discernir+mento21 Ato de discernir. 2 Faculdade de discernir; juízo, entendimento, critério. 3 Escola, distinção. 4 Apreciação. 5 Prudência. PsicolPercepção súbita de uma nova relação no decurso de uma experiência; na psicologia da forma, ponto decisivo de uma aprendizagem. Sem discernimento: à toa, impensadamente, irrefletidamente.

Em contrapartida, é necessário que tenhamos paciência, discernimento e sabedoria ao decidir a fim de que não ajamos por impulso e sim pela razão.

A vida nos coloca em uma balança meio desequilibrada, não é verdade!?!?

De uma coisa eu tenho certeza: decisões morosas, tardias, rápidas ou não tomadas; tudo tem consequências. Pensar! Refletir! Ficar ansioso! Putz... Cuidado! Estas consequências levam à ansiedade. A ansiedade leva a outras consequências.

Bem... este texto não foi feito com o intuito para te dar uma solução, caro leitor! O motivo principal de eu ter feito foi para que paremos que julgar as pessoas pelo modo como ela fala, age, ri, canta. O motivo, o meu impulso para escrever foi o de que pensemos antes de julgar, criticar, dar opiniões sem pensar. O perfeito seria não julgar, mas já que o povo não consegue ficar sem isto, pelo menos pensar/analisar antes de fazer.

Um grande abraço!
Fiquem na paz!

***

MEUS ARTIGOS ACADÊMICOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário